1 x de R$59,00 sem juros | Total R$59,00 | |
2 x de R$29,50 sem juros | Total R$59,00 | |
3 x de R$19,67 sem juros | Total R$59,00 | |
4 x de R$14,75 sem juros | Total R$59,00 | |
5 x de R$11,80 sem juros | Total R$59,00 | |
6 x de R$9,83 sem juros | Total R$59,00 | |
7 x de R$9,67 | Total R$67,70 | |
8 x de R$8,54 | Total R$68,33 | |
9 x de R$7,64 | Total R$68,76 | |
10 x de R$6,90 | Total R$69,01 | |
11 x de R$6,33 | Total R$69,63 | |
12 x de R$5,82 | Total R$69,85 |
De Marcos Ramos
Este livro tem origem nas salas de aula da Universidad Nacional de Colombia, onde, em 2023, o autor ministrou um curso introdutório sobre as abordagens críticas da canção no campo dos estudos literários brasileiros. Concebido inicialmente como uma sequência de aulas com perfil ensaístico e leitura dirigida, o material foi transcrito, traduzido e reescrito para publicação, preservando a clareza e o tom didático da exposição oral, mas incorporando maior densidade teórica e escopo metodológico ampliado.
Partindo da canção popular brasileira como objeto de investigação, a obra propõe um percurso pelas principais contribuições que ajudaram a consolidar esse campo no Brasil. Mário de Andrade, José Ramos Tinhorão, Augusto de Campos, Luiz Tatit, José Miguel Wisnik e Charles Perrone são aqui revisitados não como nomes isolados, mas como pontos de inflexão teórica e metodológica. O livro não tem a pretensão de fixar um cânone, mas de apontar algumas das bases críticas que permitiram a emergência dos estudos da canção como campo, e que hoje exigem ampliação, revisão e reinvenção.
Atravessada por dimensões sonoras, afetivas, corporais e ideológicas, a canção popular desafia fronteiras disciplinares e convoca novas formas de escuta. Num tempo marcado pela aceleração digital, pela dispersão dos sentidos e pela mercantilização da experiência, cultivar uma escuta crítica pode ser um gesto radical — e necessário. Este volume, introdutório por vocação, propõe-se como instrumento modesto nesse percurso.
__
Marcos Ramos é mestre e doutor em Letras, com pós-doutorados na Universidade Nacional da Colômbia e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É autor dos livros Dioses que danzan: cuentos tradicionales de los Orishas, Balaio de Gato, Anatomia da Elipse: escritos sobre nacionalismo, raça e patriarcado, entre outros. Atualmente é professor visitante na Universidade Nacional da Colômbia.