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Descrição

De Marcos Ramos

 

Este livro tem origem nas salas de aula da Universidad Nacional de Colombia, onde, em 2023, o autor ministrou um curso introdutório sobre as abordagens críticas da canção no campo dos estudos literários brasileiros. Concebido inicialmente como uma sequência de aulas com perfil ensaístico e leitura dirigida, o material foi transcrito, traduzido e reescrito para publicação, preservando a clareza e o tom didático da exposição oral, mas incorporando maior densidade teórica e escopo metodológico ampliado.

Partindo da canção popular brasileira como objeto de investigação, a obra propõe um percurso pelas principais contribuições que ajudaram a consolidar esse campo no Brasil. Mário de Andrade, José Ramos Tinhorão, Augusto de Campos, Luiz Tatit, José Miguel Wisnik e Charles Perrone são aqui revisitados não como nomes isolados, mas como pontos de inflexão teórica e metodológica. O livro não tem a pretensão de fixar um cânone, mas de apontar algumas das bases críticas que permitiram a emergência dos estudos da canção como campo, e que hoje exigem ampliação, revisão e reinvenção.

Atravessada por dimensões sonoras, afetivas, corporais e ideológicas, a canção popular desafia fronteiras disciplinares e convoca novas formas de escuta. Num tempo marcado pela aceleração digital, pela dispersão dos sentidos e pela mercantilização da experiência, cultivar uma escuta crítica pode ser um gesto radical — e necessário. Este volume, introdutório por vocação, propõe-se como instrumento modesto nesse percurso.

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Marcos Ramos é mestre e doutor em Letras, com pós-doutorados na Universidade Nacional da Colômbia e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É autor dos livros Dioses que danzan: cuentos tradicionales de los OrishasBalaio de GatoAnatomia da Elipse: escritos sobre nacionalismo, raça e patriarcado, entre outros. Atualmente é professor visitante na Universidade Nacional da Colômbia.